Cidade

Pico de casos no RN será em torno do 16 de abril. Infectados por volta do 5 de maio

01 ABR 2020

Foto: LAIS/UFRN

Essa é a projeção feita pelos pesquisadores responsáveis pelo monitoramento realizado no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da UFRN (Lais).

Diz que a curva para o Rio Grande do Norte (como mostra o gráfico ao lado), principalmente representada por Natal e Parnamirim, apresenta na cor rosa o número de pessoas expostas ao novo coronavírus: mais de 1 milhão.

A cor violeta mostra a evolução dos indivíduos assintomáticos, e a amarela são os infectados. As demandas hospitalares estão em azul. 

Os pesquisadores indicam que o "pico quantidade de casos expostos será em torno do 16 de abril e infectados por volta do 5 de maio".

No gráfico abaixo mostra no rosa contínuo "os números das hospitalizações e a curva dos casos para ICU (cuidados intensivos ou UTI)". O rosa pontilhado será ainda estabelecido "de acordo com a realidade do número de leitos no RN. Neste exemplo, Natal+Parnamirim". "Percebe-se nos modelos que na semana do 21 de abril de 2020 será o pior momento na demanda leitos hospitalares. Tenha em mente que o modelos tem variações pois a a robustez da solução evolui de acordo com o cumulativo de casos", dizem os pesquisadores.

No gráfico abaixo estão as "distribuições cumulativas de casos. A linha em amarelo é a projeção de casos infectados. Já abaixo, em preto, nós temos no traço contínuo preto a representação dos modelo. Esta curva preta mostra a evolução do número de mortes em função do tempo. Os pontos amarelos são os dados confirmados de COVID0-19 a partir dos exames e os pontos pretos são as mortes confirmadas com causa-mortis COVID-19. Podemos perceber também a posição da restrição para o estado do RN (lockdown), inclusive em Natal. Esta data foi em torno do 24 de Março de (2020). Apresentamos também os traços para 14 dias após o lockdown. Três casos fatais estão na figura. Parnamirim esta incluído como grande Natal". 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias