11 JAN 2024
Copiloto da British Airways foi sequestrado e torturado durante curta escala na África do Sul.
Ela saía de um supermercado em Joanesburgo quando uma mulher lhe pediu ajuda para levar as compras até o carro. Na chegada ao suposto veículo, foi sequestrado por quatro homens, espancado e torturado durante horas, enquanto transferia todo o dinheiro das suas contas bancárias.
Trauma tamanho que o piloto não teve de voar de volta para Londres e a companhia aérea foi obrigada a encontrar um piloto substituto de última hora.
Segundo a imprensa sul-africana, os raptos no país têm aumentado nos últimos anos. Estatísticas do Serviço de Polícia Sul-Africano indicam que mais do que triplicaram no espaço de uma década, passando de 4.306 casos em 2014 para 15.342 em 2023.
Detalha que metade dos raptos registados pela polícia em 2023 ocorreram na província de Guateng, da qual Joanesburgo é a capital.
E sequestro para resgate ou extorsão aumentou a partir de 2016, diante de sindicatos estrangeiros que transferiram as suas operações para o país e a grupos imitadores locais copiam o modus operandi, só que o alvo sao cidadãos sul-africanos, conforme avaliação de risco de 2022 da Iniciativa Global Contra o Crime Organizado Transnacional para África do Sul.
Acredita-se que a maioria das vítimas é seja de cidadãos de baixa renda que não denunciam o crime, assim, os números da polícia podem ser significativamente subestimados.
Autor(a): BZN
UAU! Alexandre de Moraes seguiu a PRG e negou passaporte para Bolsonaro ir à po
16 JAN 2025