Política

Polêmica do voto auditável: Lira e Braga Neto desmentem recado, Barroso fala em vigor, Estadão mantém informação

22 JUL 2021

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Presidente do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), o ministro-supremo Luís Roberto Barroso foi ao Twitter soltar sua pitada de benefício da dúvida,

Escreveu:

- Conversei com o Ministro da Defesa e com o Presidente da Câmara e ambos desmentiram, enfaticamente, qualquer episódio de ameaça às eleições. Temos uma Constituição em vigor, instituições funcionando, imprensa livre e sociedade consciente e mobilizada em favor da democracia.

Motivo

O jornal Estadão publicou hoje (22) que o presidente da Câmara, deputado Arthur Lira (PP-AL), recebeu no dia 8 de julho um recado do ministro Braga Netto (Defesa), por meio de "importante interlocutor político", em que teria comunicado que não haverá pleito em 2022 "se não tiver eleição auditável". 

Lira negou tal ameaça, Braga Netto chamou a notícia de "invenção" e o Estadão diz que mantém a informação. 

De Braga Neto, nos canais do Ministério da Defesa, em nota oficial:

- Em relação à matéria publicada em veículo de imprensa, no dia de hoje, que atribui a mim mensagens tentando criar uma narrativa sobre ameaças feitas por interlocutores a Presidente de outro Poder, o Ministro da Defesa informa que não se comunica com os Presidentes dos Poderes, por meio de interlocutores.

Trata-se de mais uma desinformação que gera instabilidade entre os Poderes da República, em um momento que exige a união nacional.

O Ministério da Defesa reitera que as Forças Armadas atuam e sempre atuarão dentro dos limites previstos na Constituição. A Marinha do Brasil, o Exército Brasileiro e a Força Aérea Brasileira são instituições nacionais, regulares e permanentes, comprometidas com a sociedade, com a estabilidade institucional do País e com a manutenção da democracia e da liberdade do povo brasileiro.

Acredito que todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias.

A discussão sobre o voto eletrônico auditável por meio de comprovante impresso é legítima, defendida pelo Governo Federal, e está sendo analisada pelo Parlamento brasileiro, a quem compete decidir sobre o tema.

Walter Souza Braga Netto
Ministro de Estado da Defesa

De Arthur Lira, no Twitter:

- A despeito do que sai ou não na imprensa, o fato é: o brasileiro quer vacina, quer trabalho e vai julgar seus representantes em outubro do ano que vem através do voto popular, secreto e soberano.

- As últimas decisões do governo foram pelo reconhecimento da política e da articulação como único meio de fazer o País avançar.

- Não há temas que não possam ser discutidos na Câmara dos Deputados. Esse foi um dos meus compromissos de campanha à presidência da Casa, que mantenho com muita honra e compromisso público.

- Esse é o nosso trabalho, essa é a nossa obrigação. Pressões são normais mas aceitá-las ou guiar-se por elas pode não ser a melhor prática.

- Como presidente da Câmara, estimulo o debate, tento trazer ao debate público soluções para os problemas do país. E é o que continuarei a fazer em cada dia do meu mandato.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias