Polícia

Polícia Civil do RN deflagra 11ª fase da Operação Espectros

27 JAN 2022

Policiais da Delegacia Municipal (DM) de Macaíba deflagraram a 11ª fase da Operação “Espectros”/“Longe de casa” e prenderam Mateus de Almeida Lessa, 26 anos, no bairro Neópolis, em Natal. 


O mandado foi expedido pela 1ª Vara Criminal da Comarca de Parnamirim, pela suspeita de tráfico de drogas. 


Segundo a PC, ele já foi preso transportando 40 comprimidos de ecstasy, que seriam destinados ao comércio ilegal, no dia 30 de dezembro de 2016, na BR 101. Na época, tentou a revogação da prisão, alegando que estaria se tratando contra as drogas em uma clínica na cidade de Macaíba, mas foi preso novamente por tráfico e associação para o tráfico no dia 26 de fevereiro de 2017, em Caicó, após ser flagrado com 107 compridos de ecstasy e uma pistola calibre .380.


Lupas


Durante as investigações foi apurado o padrão de vida de Mateus Lessa, sempre frequentando festas, badaladas em praias famosas do estado, viajando para outras unidades da federação a lazer e possuindo objetos pessoais de alto valor, não condiz com o status de desempregado e sem qualquer indicação de atividade lícita para o financiamento. 


Espectros


Segundo o delegado titular da Delegacia Municipal (DM) de Macaíba, Cidorgeton Pinheiro, a equipe observou um expressivo número de mandados de prisões pendentes contra suspeitos e condenados. 


Considera que a pendência do cumprimento das ordens judiciais para execução das penas impostas geram um sentimento de impunidade na sociedade e de intangibilidade nos autores dos crimes. 


Iniciada no ano de 2019, o nome da operação (Espectros) faz alusão ao modo de vida adotado pelos condenados e suspeitos foragidos que, cientes das ordens de prisão, fugiram do território onde cometeram seus crimes e passaram a agir como “fantasmas” na sociedade, objetivando não chamarem a atenção da polícia ou de pessoas que pudessem reconhecê-los, outros até mesmo buscando estados mais distantes da federação para, desconhecidos, iniciarem um novo modo de vida.


A Polícia Civil solicita que a população continue enviando informações, de forma anônima, por meio do Disque Denúncia 181 ou pelo número da DM de Macaíba: (84) 98114-4042.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias