13 FEV 2025
A Polícia Civil de São Paulo deflagrou nesta quinta-feira (13) uma operação com o objetivo de capturar Emílio de Carlos Gongorra Castilho, conhecido como “João Cigarreiro”. Ele é suspeito de ser o mandante do assassinato de Vinícius Gritzbach, que foi morto no Aeroporto Internacional de Guarulhos em novembro de 2024.
Gritzbach era réu por homicídio e estava sob investigação por seu envolvimento em esquemas de lavagem de dinheiro relacionados à organização criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC).
No ano anterior ao seu assassinato, Gritzbach havia firmado um acordo de colaboração com o Ministério Público, no qual revelou nomes de pessoas ligadas ao PCC e denunciou casos de corrupção envolvendo policiais. Até o momento, 26 pessoas foram presas em conexão com o caso, incluindo 17 policiais militares e cinco policiais civis. Os outros quatro detidos são suspeitos de terem alguma relação com um homem identificado como integrante da facção criminosa, que atuou como “olheiro” no dia do crime.
Nesta operação, o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) está cumprindo novos mandados judiciais contra os envolvidos na morte do delator. Segundo a Secretaria de Segurança Pública, cerca de 120 policiais civis estão realizando buscas em mais de 20 endereços relacionados a pessoas suspeitas.
As investigações recentes permitiram que as equipes descobrissem novas evidências e identificassem mais indivíduos implicados no assassinato, resultando na expedição dos mandados pela Justiça que estão sendo executados hoje. A operação continua em andamento.
Autor(a): BZN