04 MAI 2025
A Polícia Civil do Rio de Janeiro, em ação conjunta com o Ministério da Justiça, implodiu um ataque a bomba que estava sendo planejado para ocorrer durante o megashow de Lady Gaga na Praia de Copacabana, nesse sábado (3).
A Operação Fake Monster revelou plano articulado por um grupo que difundia discursos de ódio e pretendia utilizar explosivos improvisados e coquetéis molotov em meio ao público de mais de 2 milhões de pessoas.
O grupo atuava por meio de redes sociais e plataformas de mensagens, incentivando a violência contra crianças, adolescentes e o público LGBTQIA+. Um dos suspeitos foi preso no Rio Grande do Sul com uma arma de fogo ilegal, e um adolescente foi apreendido no Rio de Janeiro por armazenamento de pornografia infantil.
A operação mobilizou 15 mandados de busca e apreensão em quatro estados (RJ, SP, RS e MT), e envolveu unidades como a Delegacia da Criança e do Adolescente Vítima (DCAV), a DRCI e o Ciberlab do Ministério da Justiça. O plano foi desarticulado com discrição para evitar pânico entre o público e garantir a realização do show.
As investigações seguem para identificar outros integrantes do grupo e prevenir novos ataques.
Autor(a): BZN