18 FEV 2022
O potiguar Jeancarlo Fernandes Cavalcante, 51, cirurgião torácico e professor da UFRN, mestre e doutor em ciências da saúde, foi eleito vice-presidente do CFM - Conselho Federal de Medicina, a maior instituição regulatória da medicina no mundo. A eleição ocorreu nessa quinta-feira, 17 de fevereiro, em Brasília.
O Dr. Jeancarlo é ex-Presidente do CRM - RN e da Confemel - Confederação Médica Ibero Latinoamericana, que possui sede em Montevidéu, no Uruguai. Atualmente coordena o Departamento de Relações Internacionais do CFM, com destaque em nível internacional. Também é membro da Academia de Medicina do RN, além de conselheiro e segundo secretário no Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Norte (Cremern).
Em 2013, o médico ficou nacionalmente famoso quando enfrentou o governo do estado do RN no polêmico “caso do fio de aço”, quando denunciou o caos no HWG ao filmar que não tinha fio de aço para fechar uma cirurgia, e que por isso teve que fechar com um fio inadequado. O caso ganhou grande repercussão na mídia.
Dr. Jeancarlo também é advogado, inscrito na OAB-RN, com especialização em direito constitucional, e no momento faz especialização em Relações Internacionais pela PUC Minas.
Para o vice-presidente eleito do CFM, o grande desafio da medicina brasileira será enfrentar os desafios do mundo pós-covid, com as novas relações de trabalho, novos dilemas bioéticos e a luta pelo acesso isonômico à assistência de saúde.
A posse ocorrerá no dia 1º de abril, em Brasília.
Autor(a): Redação