Mundo

Potiguar Lucila Almeida é palestrante da Aula Inaugural da Nova de Lisboa. Falará sobre transformações ambientais e enfrentamento

15 FEV 2023

Formada em Direito pela UFRN, a natalense que ganhou o mundo da ciência Lucila Almeida, herdeira de Elizabeth e Marino Almeida, profere amanhã (16) a Aula Inaugural da Universidade Nova de Lisboa, instituição das mais conceituadas de Portugal, da qual é professora.


No Twitter, ela postou a foto e comentou:


- Amanhã é minha palestra inaugural, e chegar no @NOVAunl e ver meu rosto na telona me dá um misto de satisfação e ansiedade. Sorte a minha estar rodeada de amigos. 


Pois bem


A Aula Inaugural abordará  as transformações ambientais, sociais e de governança para enfrentar a crise energética, das 10h às 12h, no Auditório da Abreu Advogados, em Lisboa, em inglês e formato híbrido .


Currículo de Lucila no site da Nova:


- Lucila de Almeida é a Abreu Chair in ESG Impact e Coordenadora do NOVA Green Lab na NOVA School of Law. 


É também Professora Auxiliar a tempo parcial no European University Institute e na Wageningen University & Research, co-Diretora do Projeto Regulatory Delivery e membro da Comissão de Coordenação da Florence School of Regulation, Robert Schuman Center for Advanced Studies. 


Os seus campos de investigação são em direito da energia, do ambiente e do clima. Possui um Doutoramento em Direito Europeu pelo European University Institute, LL.M em Direito Comparado, Europeu e Internacional pelo mesmo instituto, Mestrado em Direito e Desenvolvimento pela FGV São Paulo e um Bacharelato em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte.


Antes de entrar para o corpo docente da NOVA, Lucila foi Edmond J. Safra Research Fellow no Centro de Ética da Universidade de Tel Aviv (2019-2020), Postdoctoral researcher na Faculdade de Direito da Universidade de Helsínquia (2017-2019), Research Associate no Departamento de Direito do Instituto Universitário Europeu (2013-2016) e uma académica visitante no Dipartimento di scienze politiche, giuridiche e studi internazionali, Università Degli Studi di Padova (2019) e Louvain Global College Law, UCLouvain (2018).


Lucila trabalhou em vários projetos como investigadora e consultora financiada por prestigiadas organizações, entre elas a Agência Internacional de Energia (2019-2023), Berlin Economics (2020), a Academy of Finland (2017-2018), o Conselho Europeu de Investigação (2013-2016) e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (2011). O seu trabalho, até à data, tem resultado em numerosas publicações em revistas e livros revistos por pares listados entre as publicações. 


Para além das publicações, foi managing editor do European Journal of Legal Studies (EJLS) e editora assistente do European Journal of International Law (EJLS).


O NOVA Green Lab é o laboratório que responde à necessidade de encontrar competências e conhecimentos na área da gestão ambiental e urbana, tema que se liga direta ou indiretamente a todos os objetivos da Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da ONU e cuja sensibilização sobre a importância de uma boa gestão dos instrumentos ambientais e urbanísticos é cada vez mais essencial.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias