Economia

Prédio da Cecafes será transformado ‘Lugar de Charme’ pelo Sebrae no RN

15 SET 2021

O Sebrae no RN vai transformar a área da Central de Comercialização da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Cecafes), em Natal, no Mercado da Agricultura Familiar a partir do conceito ‘Lugares de Charme’ – projeto que valoriza a identidade local com intervenção do ambiente para potencializar o turismo. 

Assinou termo de cooperação técnica com a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Rural e da Agricultura Familiar (Sedraf) para remodelar o empreendimento a partir de ícones da alimentação potiguar, como o jerimum, o caju, a castanha e o melão. A ideia é que o mercado se torne um ponto de visitação turística. 

Segundo a Agência Sebrae, a parceria faz parte do Programa Sebrae de Excelência Rural e vai sugerir não somente intervenções nas instalações físicas, que serão custeadas com recursos do projeto Governo Cidadão, mas também oferecer capacitações ao longo de 24 meses para os atuais gestores, permissionários e vendedores nas áreas de gestão, finanças, vendas, atendimento, ferramentas digitais e mercado, inclusive com a rastreabilidade dos produtos da agricultura familiar. Serão ofertadas consultorias para estruturação comercial, inteligência mercadológica e maturidade de mercado.

Para os pequenos produtores, serão realizadas capacitações Natal, Mossoró, Apodi, Caicó, São Paulo do Potengi e Pau dos Ferros, abrangendo mais de 750 agricultores que, via cooperativas ou associações, já fornecem gêneros - como frutas, legumes e verduras, ovos, castanhas, mel, doces, geleias e galinha caipira - para a Cecafes.

Charme local

Gestora do Projeto da Agricultura Agroecológica e Orgânica no Sebrae/RN, Sergina Dantas informa que toda a ação está baseada em duas frentes: a capacitação dos envolvidos nessa cadeia produtiva e remodelagem propriamente dita do espaço para transformar a Cecafes no Mercado da Agricultura Familiar. Segundo a analista técnica, a remodelagem visa recuperar e unificar a identidade do local, transformar o espaço em um atrativo turístico e aumentar o fluxo de visitantes para potencializar a geração de renda.

Explica

- Essa revitalização está sendo desenvolvida a partir da metodologia Lugares de Charme, que é uma ferramenta transformadora que ressignifica as vidas e os lugares de produtores, artesãos, artistas e empresários. Queremos intervir e repaginar o Mercado da Agricultura Familiar, por meio do design social e afetivo. Além de capacitar os produtores e permissionários para a gestão em suas propriedades e comercialização dos produtos.

Detalhes 

Idealizadora do projeto “Lugares de Charme”, a consultora e designer social Cris Ribeiro diz que a iniciativa será mais do que uma reforma física. O modelo do negócio seguirá planejamento que ressignifica espaços físicos de artesãos e artistas.

Investimentos

Pelo acordo, o Sebrae fica encarregado da elaboração do projeto de remodelagem, incluindo a inserção de  novos espaços e atrativos no mercado, e capacitação. Já a Sedraf e Emater apoiarão a manutenção da central, custeio e investimento e apoio na cogestão do espaço. 

Segundo o governo, já foram investidos R$ 772 mil na Cecafes e a meta é injetar mais R$ 535 mil.

Em tempo 

A Cecafes é gerida pela Cooperativa Central da Agricultura Familiar do RN (Cooafarn)/ União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes). Foi inaugurada em 2017 e, em 2019, com a reforma administrativa, a Sedraf passou a ser responsável, em cogestão, pelo espaço. Atualmente, dispõe de 12 boxes, 30 barracas e beneficia direta e indiretamente 1.200 famílias agricultoras, por meio de cooperativas.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias