Cultura

Prefeito Álvaro Dias é eleito para Academia de Letras do RN

09 MAI 2023

Foto: Alex Régis/PMN

Prefeito de Natal e escritor, Álvaro Dias foi eleito na tarde desta terça-feira (9), com 29 votos, para assumir a Cadeira 6 da

Academia Norte-Rio-Grandense de Letras (ANL). A posse ainda será definida.


Disse, ao saber da votação:


- A Academia Norte-Rio-Grandense de Letras é um patrimônio do Rio Grande do Norte e uma verdadeira guardiã dos melhores pensamentos intelectuais já produzidos em nossa cultura. Tenho um orgulho pessoal enorme, por passar a fazer parte de um universo tão seleto, ao lado de acadêmicos que promovem debates qualificados e importantes e atuam com firmeza para manter a instituição fiel ao às suas funções cultural e social, sem nunca perder de vista sua vocação para a inovação, nem tampouco sua conexão com o mundo e com os propósitos de nossa sociedade nos dias de hoje.


Cadeira


Fundada por Carolina Wanderley e com Luís Carlos Wanderley como patrono, a Cadeira 6 da ANL era ocupada até fevereiro deste ano pelo acadêmico João Batista Pinheiro Cabral. 


Cadeira que também era disputada pelo fundador da Academia de Letras de Macau, Horácio de Paiva Oliveira, que teve nove votos.


Álvaro Dias é autor de dois livros: "O Que Tenho a Dizer", coletânea lançada em 2022, reunindo discursos proferidos ao longo de toda a sua trajetória política, em especial nos mandatos como prefeito e deputado estadual. 


Em abril, lançou sua segunda obra, “A Guerra dos Tamoios e a História Não Contada do Brasil”, fruto de pesquisa histórica que levou 10 anos para ser concluída e que joga luzes sobre a escravidão indígena, pouco abordada nos livros de História já editados.


O mais novo acadêmico da ANL é médico, político e escritor. Filho de Cleonice e Adjuto Dias, nasceu no município potiguar de Caicó. 


Formou-se médico e iniciou sua carreira política no movimento estudantil. Foi deputado estadual, presidente da Assembleia Legislativa do RN, deputado federal, vice-prefeito e prefeito de Natal. É adepto de Literatura Clássica e especialmente interessado na História da América Latina.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias