Cidade

Prefeitura avança com implantação de equipamentos de monitoramento climático em Natal

04 SET 2025

Foto: Fernando Medeiros

A Prefeitura de Natal está ampliando a rede de monitoramento ambiental prevista no Plano Municipal de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas (PMMC). Durante o mês de setembro, serão instaladas seis estações pluviométricas e 21 termohigrômetros em pontos estratégicos das quatro regiões da cidade.

A primeira ação ocorreu na manhã dessa quarta-feira (3), com a instalação de uma estação pluviométrica e um termohigrômetro na sede da Liga Contra o Câncer, no bairro de Nossa Senhora de Nazaré. O cronograma inclui ainda bairros como Ponta Negra, Redinha, Neópolis e Guarapes, garantindo cobertura em todas as zonas urbanas.

Até o fim de outubro, também serão instaladas quatro estações meteorológicas completas, capazes de registrar pressão atmosférica, velocidade do vento, temperatura, umidade e índices de chuva.

Na fase inicial, os equipamentos passaram por um período de testes no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, onde foram avaliados em diferentes condições de clima. “Esse período de experimentação permitiu avaliar o desempenho técnico dos instrumentos, além de garantir que os dados coletados fossem confiáveis antes da expansão para toda a cidade”, explicou o secretário da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Thiago Mesquita.

Com base nos resultados, a Semurb deu início à instalação em outras áreas da cidade. Segundo o coordenador do projeto, Carlos da Hora, o cronograma prevê a conclusão da instalação das seis estações pluviométricas e de cinco termohigrômetros já nas duas primeiras semanas de setembro.

Os dados gerados pela rede auxiliarão a Prefeitura na elaboração de políticas públicas mais eficazes em áreas como arborização urbana, criação de áreas verdes, combate às mudanças climáticas e melhoria do conforto térmico da população.

Autor(a): BZN



últimas notícias