29 JAN 2025
A Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinfra), realizou na tarde desta terça-feira (28) uma demonstração do novo equipamento que será utilizado para identificar possíveis obstruções e casos de reparo na rede de drenagem da cidade.
A ação ocorreu na zona Norte da capital potiguar, nas proximidades da Lagoa do Santarém, e contou com a participação do prefeito Paulinho Freire, da vice-prefeita Joanna Guerra, secretários municipais e vereadores.
Durante o teste, o prefeito de Natal destacou a importância da implementação da tecnologia para melhorar as condições de infraestrutura da cidade. "Com a introdução desse novo equipamento tecnológico, o processo de drenagem e a fiscalização da situação dos bueiros serão mais eficientes, reduzindo os riscos de obstruções dentro dos tubos e alagamentos", afirmou Paulinho Freire.
A Seinfra utilizará os robôs como monitores, capazes de entrar na rede de drenagem e mostrar, por meio de um sistema de vídeo, se há objetos obstruindo o fluxo nos tubos que integram a rede. O processo também indicará se é necessário realizar algum reparo e apontará até mesmo a presença de ligações clandestinas.
Para a secretária municipal de Infraestrutura, Shirley Cavalcanti, a medida reforça o compromisso da Prefeitura do Natal com a prestação de um bom serviço à população. Segundo ela, serão destacados dois caminhões na Zona Norte e outros dois que serão divididos entre as zonas Sul e Oeste do município para realizar a fiscalização e possíveis reparos. “Além da obstrução dos tubos e da manutenção dos canais com o auxílio dos robôs, conseguiremos combater as ligações clandestinas e desbloquear as tubulações nas redes de esgoto. Com isso, contribuiremos para melhorar a qualidade de vida da população”, explica Shirley.
Também participaram do evento que testou os equipamentos o presidente da Câmara de Natal, vereador Eriko Jácome, o líder da bancada do prefeito na Câmara, vereador Aldo Clemente, e os vereadores Daniel Santiago, Léo Sousa, Pedro Henrique e Preto Aquino.
Autor(a): BZN