Cidade

Prefeitura de Natal realiza seminários com participação popular para discutir PPA 2022-2025

22 JUN 2021

Foto: Reprodução

A Prefeitura do Natal convida a população para planejar uma cidade cada vez mais desenvolvida. Para isso, está realizando desde a última sexta-feira (18) Seminários de Participação Social do Plano Plurianual (PPA 2022-2025), pelo site ppa.natal.rn.gov.br .

O PPA é um importante instrumento governamental que planeja os próximos quatro anos da administração pública. Neste ano, a Prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla), está desenvolvendo o documento que estará vigente entre 2022 e 2025, e precisa da participação social para definir suas metas e atividades.
 
Em razão dos protocolos de biossegurança ocasionados pela pandemia do novo coronavírus, as atividades presenciais realizadas nas comunidades da cidade tiveram que ser suspensas. Por isso, foram criadas várias alternativas para que a população não deixe de unir forças com a Prefeitura. “Estaremos prontos para explicar melhor sobre o PPA, o funcionamento dos seminários e tirar dúvidas da população. É importante que todos saibam a necessidade de contribuírem com propostas para a nossa cidade “, diz a titular da Sempla, Joanna Guerra.
 
Além da secretária Joanna Guerra, a live de abertura, realizada na última sexta, teve ainda a participação da secretária municipal de Igualdade Racial, Direitos Humanos, Minorias e Pessoas com Deficiência, Yara Costa, e palestra da professora do Departamento de Políticas Públicas da UFRN, Lindijane Almeida, sobre o tema “Participação Social”.  

O cronograma dos seminários prevê uma semana de encontros online com a população, divididos por área temática. Os debates acontecerão pela plataforma Google Meet. Veja o restante da programação e os links relacionados nesta página.

Planejamento estratégico da gestão

Caracterizado como um plano de médio prazo, o PPA é um instrumento de planejamento governamental que define as diretrizes, os objetivos e as metas da administração pública para um período de quatro anos, tendo previsão legal no artigo 165 da Constituição Federal.

Segundo Joanna Guerra, a elaboração do PPA Participativo 2022-2025 terá como base o Plano de Governo do Prefeito Álvaro Dias, planos setoriais e o PPA 2018/2021. “Precisamos reavaliar nossas políticas públicas para produzir um novo documento, o qual terá a continuidade de alguns projetos e a inserção de outros novos, para apresentar à população”, diz ela, destacando que todo o processo de construção do PPA será participativo. 

“O PPA funciona para o planejamento estratégico da gestão, pois fornece uma visão de futuro da cidade, baseada no alcance das metas que buscaremos atingir ao longo dos próximos quatro anos. Nesse sentido, a integração entre os órgãos municipais e o envolvimento da população e da sociedade civil organizada é fundamental e para que possamos consolidar um documento exequível e condizente com os anseios dos cidadãos natalenses", afirma Joanna Guerra.

Uma novidade do PPA 2022/2025 é que todos os projetos e atividades previstos estarão vinculados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) integram a Agenda 2030, um plano de ação proposto por líderes mundiais, em 2015, na sede da ONU, com o objetivo de erradicar a pobreza, proteger o planeta e garantir que as pessoas alcancem a paz e a prosperidade.

Programação

Dia 22/06 (Terça-feira)
Assistência Social, Trabalho e Empreendedorismo - 8h30 às 10h30
Link: https://meet.google.com/ndf-btbm-vnd
 
Direito Humanos, Juventude, Segurança Pública e Mulheres - 14h às 16h
Link: https://meet.google.com/hur-wufr-bwf    
 
Dia 23/06 (Quarta-feira)
Infraestrutura, Serviços Urbanos e Limpeza Urbana - 8h30 às 10h30
Linka: https://meet.google.com/jcn-sdgj-xfg
 
Saneamento Básico, Meio Ambiente e Sustentabilidade - 10h40 às 12h40
Link: https://meet.google.com/tat-zrqo-vbm
 
Habitação - 14h30 às 16h30
Link: https://meet.google.com/mbw-vyss-aot
 
Dia 24/06 (Quinta-feira)
Educação - 8h30 às 10h30
Link: https://meet.google.com/ztk-fuct-vtf
 
Mobilidade Urbana - 14h às 16h
Link: https://meet.google.com/fqj-rrfz-ajn
 
Dia 25/06 (Sexta-feira)
Saúde - 9h às 11h
Link: https://meet.google.com/kun-bbri-upk
 



últimas notícias