04 MAI 2020
Presidente da Assembleia Legislativa do RN, o deputado Ezequiel Ferreira (PSDB) apresentou requerimento ao presidente do Tribunal de Justiça(TJ), desembargador João Rebouças, para que o processo de adoção no estado seja feito por videoconferência, a exemplo do que já ocorre no Tribunal de Justiça de Pernambuco.
Justificou:
- É sabido que estamos vivendo momentos difíceis e inimagináveis, em virtude da Covid-19, contudo, as necessidades e objetivos pessoais da população se mantêm, dentre eles está o desejo de muitos, de aumentar a família, isto é, adotar um filho.
Sessões
O assunto adoção é tema recorrente na AL, inclusive foi tema de campanha institucional da Casa Legislativa, em 2015, que ganhou destaque na discussão da temática com título: “Adoção: amor não se escolhe”, com foco na adoção sem preconceitos.
Dados
Dados do Cadastro Nacional de Adoção indicam que no Brasil, durante o mês de maio de 2019, existiam no país 5.021 crianças e adolescentes aguardando famílias substitutas, com uma fila de aproximadamente 46,2 mil pretendentes, à época.
Atitude
O TJ, juntamente com a Corregedoria Geral de Justiça do RN e a Comissão Estadual Judiciária de Adoção Internacional (Cejai) no RN, mantém o site euexisto.tjrn.jus.br, onde é apresentada apenas uma mostra das muitas crianças e adolescentes sob a jurisdição 2ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Natal, que aguardam adoção no Brasil.
Autor(a): Eliana Lima
Ministro Barroso se manifesta sobre matéria na revista The Economist sobre Mora
20 ABR 2025