Mundo

Presidente da Ucrânia diz que Ocidente quebra promessas sobre proteção aérea

08 MAR 2022

Foto: Reprodução vídeo

Com o ar de exaustão e voz cansada, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, divulgou, na manhã de hoje (8), mais um vídeo nas suas redes sociais.


Diz que há treze dias que o povo ucraniano só ouve promessas e acusa Ocidente de quebrar garantias sobre proteção aérea, diante dos bombardeios da Rússia.


Reclama


- Há treze dias que estamos ouvindo promessas. Há 13 dias que nos dizem que vão nos ajudar nos céus e que teremos aviões, que nos vão entregar aviões.


Chama os russos de “assassinos” e que a “humanidade, que deve prevalecer nas capitais mundiais, deve prevalecer sobre o medo”.


Zelensky continua pedindo o estabelecimento de uma zona de exclusão aérea sobre a Ucrânia, mas a opção já foi descartada pela OTAN e pelos Estados Unidos.


Sábado (5), o presidente russo Vladimir Putin considerou a zona de exclusão aérea como uma “participação num conflito armado”.


Na área, as forças russas continuam a cercar e a bombardear cidades pelo 13.º dia consecutivo. 


Na sequência de ataques aéreos ontem  (7) contra Sumy, perto da fronteira entre a Rússia e a Ucrânia, morreram pelo menos 21 pessoas, segundo autoridades ucranianas.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias