06 SET 2023
Presidente do Sindicato dos Policiais Penais do Rio Grande do Norte - Sindppen, Vilma Batista denuncia lixão e esgoto transbordando na área do Complexo Penitenciário de Alcaçuz (RN).
Diz que as “imediações de todo o complexo prisional está sofrendo com aglomeração de lixo e com o transbordamento de esgotos, gerando grande risco à saúde dos moradores que vivem naquela região, bem como da população carcerária e dos policiais penais”.
Detalha que na “área do Presídio Rogério Coutinho Madruga, conhecido como Pavilhão 5 de Alcaçuz, há um verdadeiro lixão, com centenas de sacos de lixos, restos de quentinhas, materiais de higiene usados, roupas velhas e uma série de outros materiais”.
Atenta que o “escoamento irregular de esgoto tem gerado o acúmulo de dejetos e contaminado toda a área, ameaçando também o lençol freático e as lagoas limpas da região”.
Reforça:
- Diante de tal situação absurda, o Sindppen-RN cobra providências urgentes, solicitando a implantação de uma coleta de lixo contínua na área de Alcaçuz e pedindo que isso seja considerado uma prioridade. Além disso, já passou da hora de se construir um saneamento nas imediações do presídio.
Autor(a): BZN