07 OUT 2023
A Arquidiocese de Natal ganha neste sábado (7) o seu 7º Arcebispo Metropolitano, Dom João Santos Cardoso, com celebração na Catedral Metropolitana durante esta manhã.
E na noite dessa sexta-feira (6), na Escola de Música da UFRN, houve o momento cívico-cultural em acolhimento ao novo arcebispo.
Como presidente interino da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Tomba Farias (PSDB) fez a saudação e lembrou as ações que o parlamento tem realizado para os mais vulneráveis.
Disse:
- A nossa Casa legislativa não é apenas um lugar de elaboração de projetos e leis. Eu posso dizer, com toda certeza, que ao longo de sua história a Assembleia Legislativa tem exercido também um importante papel como ‘porto seguro’ para os mais necessitados, dando voz a quem não tem e lutando a favor daqueles que têm fome e sede de Justiça.
E homenageou dom Jaime Vieira Rocha, que deixa o arcebispado e passa a ser Arcebispo Emérito de Natal:
- Muito obrigado a Dom Jaime, que por mais de uma década conduziu com maestria, sabedoria e humildade, os destinos da nossa santa madre igreja.
Falou sobre a ligação entre as igrejas do RN e da Bahia, estado de onde é natural D. João:
- Em 1929, era nomeado para a Diocese de Natal, o baiano Dom Marcolino Dantas, como 4° Bispo, que depois tornou-se o primeiro Arcebispo desta notável Arquidiocese. Em 1970, a Arquidiocese de Natal enviava para a Bahia, precisamente para a Diocese de Amargosa, o latinista Dom Alair Vilar, pároco por 10 anos da minha paróquia de Santa Rita, em Santa Cruz. Em 2006, a arquidiocese de Natal envia mais um bispo potiguar para a Bahia, desta vez o notável cerimonialista e defensor da família, Dom Francisco Canindé Palhano, hoje bispo de Petrolina, em Pernambuco. Agora a Bahia nos presenteia com a vossa nomeação para assim ser o nosso 7° Arcebispo".
Encontro
Revelou que participará com Dom João, no próximo dia 12, no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Santa Cruz, da “XIV Romaria da Gratidão”.
Participaram do encontro cívico-cultural: o governador em exercício, Walter Alves (PMDB); o reitor da UFRN, Daniel Diniz Melo; deputados estaduais Ubaldo Fernandes (PSDB), Terezinha Maia (PL) e Divaneide Basílio (PT); deputado federal Fernando Mineiro (PT), ex-senador José Agripino (União), autoridades eclesiásticas, representantes de órgãos estaduais e municipais, além de membros da sociedade civil organizada.
Autor(a): BZN