28 AGO 2023
Desde o início desse domingo (27) que o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, faz mistério, nas redes sociais, sobre o destino do voo que embarcou.
E continua desde o desembarque, na noite de ontem, contando a diferença de quatro horas mais cedo ao do Brasil (horário de Brasília).
Postou a aterrissagem, o aparato de segurança que aguardava-o e escreveu, com seu peculiar humor-irônico: “Acho que eles me querem por aqui”.
Pois bem
Fazendo zoom nos símbolos dos carros, a aterrissagem foi em solo californiano, nos Estados Unidos. Estado em que cidades famosas estão tomadas pela criminalidade.
Quem sabe
Como se sabe, Bukele se tornou o presidente mais popular da América com sua guerra à criminalidade.
Em junho de 2019, a ascensão fulminante fez dele o presidente mais jovem da história de El Salvador, eleito com apenas 37 anos.
Normalmente vestido de maneira informal, com calças jeans e jaqueta de couro, barba impecável e cabelo para trás a base de gel, é visto como um político da geração millenial, com forte presença nas redes sociais.
Mesmo com reclamações de violação aos direitos humanos, ele abriu guerra contra as gangues que dominavam o país, suspendendo os direitos constitucionais, permitindo à polícia deter pessoas sem provas.
Para se ter ideia, a taxa de homicídios em El Salvador chegou a ser maior que durante a guerra civil. Em 2015, foi de 105 mortes para 100 mil pessoas.
A taxa de criminalidade no país caiu drasticamente e ele hoje tem aprovação popular em torno de 96%.
Bukele é filho do engenheiro químico Armando Bukele Kattán, muçulmano de origem palestina que abriu o primeiro McDonalds de El Salvador e ficou rico com fábrica do setor têxtil.
Autor(a): BZN