Política

Primeira-dama de João Pessoa e secretária são presas pela Polícia Federal

28 SET 2024

Foto: O prefeito Cicero Lucena e a primeira-dama Lauremília

Com o apoio do Gaeco do Ministério Público da Paraíba, a Polícia Federal prendeu na manhã deste sábado (28) a primeira-dama de João Pessoa, Lauremília Lucena, e a secretária dela, Tereza Cristina Barbosa de Albuquerque. Os mandados, expedidos em investigação da Justiça Eleitoral na capital paraibana, foram cumpridos na residência de Lauremília.


Esta é a terceira fase da Operação Território Livre, denominada Sementem, que joga lupas sobre supostos crimes de aliciamento violento de eleitores e organização criminosa no pleito municipal. 


Segundo a PF, as ações de hoje têm base na análise do material apreendido nas duas fases anteriores para complementar as provas de materialidade, autoria e circunstâncias dos crimes iinvestigados. 


Lauremília já tinha sido citado em documentos da PF na Operação Território Livre, apontada como a pessoa que decidia sobre a indicação de cargos na Prefeitura de João Pessoa, que eram solicitados por pessoas ligadas a grupos que mantêm o controle sobre comunidades do município. Em troca essas pessoas ofereceriam facilidades de acesso às comunidades.


O nome Território Livre foi dado à operação em referência à liberdade que os eleitores devem ter de ir e vir e também de exercer o seu voto. 


Na primeira fase, ocorrida no dia 10 de setembro, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão. Na segunda, quinta-feira (19), foi presa a vereadora Raíssa Lacerda (PSB), candidata à reeleição. Ela renunciou à candidatura d segue presa no Presídio Feminino de João Pessoa. 


Autor(a): BZN



últimas notícias