15 ABR 2020
Trata-se de uma garota que mora no distrito do Arizona, no interior do município de São Miguel do Gostoso, que já recebeu alta do hospital em que estava internada, em Natal, "com asma, e supostamente está curada do vírus, sem sintomas, e já voltou para a sua casa", informa o jornalista Emanuel Neri em seu blog nobalacobaco.
Ele diz que ainda não se sabe como ela foi contaminada. "Por causa da crise de asma, o hospital fez o teste de Covid19, que demorou em torno de dez dias para sair o resultado. Neste período, a garota melhorou, recebeu alta e voltou para casa, no Arizona. Somente nesta quarta saiu o resultado positivo para Covid-19. Mas ela já não sente mais nenhum sintoma", informa
"Por orientação das autoridades de saúde, tanto a garota como seus familiares estão em regime de isolamento domiciliar. É importante que isso ocorra para evitar a disseminação do vírus. Além dos familiares, pessoas que estiveram contato com a garota estão sendo acompanhados por agentes da saúde local".
Neri atenta:
- É muito importante que a confirmação do primeiro caso de Covid-19 no município não traga pânico para a população de São Miguel do Gostoso.
Tão logo se tomou conhecimento da notícia da garota do Arizona as redes sociais foram invadidas por notícias alarmantes. Uma pessoa residente no Arizona , chamada Karine, espalhou, pelo aplicativo Whatsapp, que toda a população do Arizona estava contaminada pelo vírus . Verdadeiro absurdo.
“O Arizona está todo infectado. Vamos todo mundo pra São Miguel pra ir prá Natal fazer exame”, dizia o áudio distribuído por esta pessoa que se identificou por Karine. “Vamos arrumando as malas, povo do Arizona”, completava. Não havia nenhuma base cientifica para este tipo de informação.
Além deste áudio irresponsável, outras mensagens igualmente levianas e alarmantes foram divulgadas nas redes sociais. Por causa disso, o prefeito Renato de Doquinha gravou vídeo pedindo calma à população e alertando para que todos permaneçam em suas casas, obedecendo o isolamento social.
No vídeo do prefeito, também participou a secretária de Saúde, Rose Canaã, que falou do caso da garota do Arizona e citou o isolamento de seus familiares e de outras pessoas que estiveram com a paciente. Mais tarde, em áudio, Rose condenou, duramente, mensagens irresponsáveis divulgadas hoje nas redes sociais.
Autor(a): Eliana Lima