Educação

Professores da rede estadual encerram greve após aceitar proposta de reajuste salarial

31 MAR 2025

Foto: Lenilton Lima/Sinte-RN

Os professores da rede estadual de ensino decidiram encerrar a greve da categoria nesta segunda-feira (31). A decisão foi tomada durante a assembleia geral do Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sinte-RN), realizada em Natal. Na ocasião, os educadores aceitaram a última proposta apresentada pelo Governo do Estado para o pagamento do reajuste salarial de 2025, fixado em 6,27%.

A proposta aprovada pelo Governo prevê que, na folha de abril, será concedido um reajuste de 6,27% para os profissionais que recebem abaixo de R$ 4.687,77 para uma carga horária de 40 horas semanais (novo valor do piso estabelecido no início do ano pelo Governo Federal). Para aqueles que já estão acima desse piso, a oferta é de um aumento de 5% em abril e mais 1,27% em junho.

Quanto ao retroativo referente ao período de janeiro a junho de 2025, o Governo do Estado sugere que as negociações sobre essa dívida comecem em novembro. Em relação aos retroativos dos anos de 2023 e 2024, a administração estadual aguarda uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema, uma vez que há questionamentos por parte do Ministério Público sobre a fórmula utilizada para o cálculo. Diante dessa situação, os professores decidiram recorrer à Justiça para buscar a antecipação dos pagamentos.

Autor(a): BZN



últimas notícias