30 ABR 2025
Servidores públicos municipais de Natal passarão a receber capacitação técnica específica para o atendimento adequado às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa é fruto do projeto de lei de autoria do vereador Tércio Tinoco (União Brasil), aprovado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Paulinho Freire.
O programa, agora transformado em lei municipal, tem como objetivo principal formar os servidores para reconhecer e interagir de forma respeitosa e eficaz com pessoas autistas, garantindo assim o exercício pleno da cidadania e a inclusão social. “Evoluímos muito no debate e na conscientização sobre o autismo, mas o conhecimento ainda precisa ser mais difundido. Muitas vezes, por falta dele, as pessoas cometem capacitismo, que é o preconceito contra pessoas com deficiência, ou deixam de prestar um bom serviço a uma pessoa com autismo”, destacou Tércio.
A proposta prevê que todos os servidores dos órgãos municipais participem das capacitações. A Guarda Municipal, por sua atuação direta com o público em diferentes contextos, receberá formação especializada para lidar com situações que envolvam pessoas com TEA.
A Prefeitura também está autorizada a firmar convênios com entidades públicas e privadas especializadas no atendimento às pessoas com autismo, para garantir uma formação de qualidade e com embasamento técnico.
Autor(a): BZN