08 FEV 2022
Imagine tomar um refrigerante, suco ou água; usar um produto de higiene e limpeza; consumir alimentos ou medicamentos, e com esse simples ato, ajudar a melhorar a qualidade de vida de alguém. É o que permite o projeto “A Tampinha Legal”, que arrecada tampas de plástico para serem trocadas por cadeiras de rodas. A cada 150 quilos de tampinhas recolhidas, uma cadeira é doada para uma pessoa com deficiência ou um idoso com locomoção reduzida.
Com a iniciativa, uma parceria do vereador de Natal, Tércio Tinoco, e do produtor cultural Ramon Rodney, 14 pessoas já foram beneficiadas.
José Lenildo, presidente da Amad (Associação Macaibense de Deficientes) diz que a doação feita pelo projeto a eles ajuda até mais de uma pessoa. “Algumas vezes, fazemos um ‘rodízio’ dos equipamentos. Entregamos a alguém com mais necessidade, e quando ele não precisa mais, nos devolve, e já entregamos a outra pessoa. Fazemos isso com cadeiras de rodas, camas hospitalares e outros equipamentos que tem custo mais alto”, explica Lenildo.
Hoje, a lista de espera por uma cadeira de rodas do projeto é de 8 pessoas. A pretensão é zerar a lista e ampliar a oferta. “Queremos chegar a 70 cadeiras entregues em 2022, em todo o Estado”, avisa Tércio.
Pra isso, o mandato disponibiliza coletores recicláveis para recebimento dos materiais. “Basta entrar em contato pelo whatsapp 98140-2111 e solicitar. Também recebemos as doações direto no gabinete da Câmara ou no nosso anexo, em frente à Igreja de Candelária”.
Tércio Tinoco lembra ainda da questão ambiental. “Muitas dessas tampinhas provavelmente seriam descartadas de maneira errada, nas ruas, no mar, causando poluição. Juntá-las e doar pra nossa campanha é uma ação que ajuda também o meio ambiente, estimulando a reciclagem”, finaliza.
Mais
Doações: Gabinete do vereador Tércio Tinoco
Como participar: (84) 98140-2111
Autor(a): Redação