Cultura

Projeto “Samba no Mercado” reúne atrações em Natal

11 NOV 2021

Foto: Divulgação

Inegável conceito africano com inovação regada à brasileira. Fusão que codifica em samba, na potente capacidade de se transformar. Assim, na circularidade de culturas. Batuque, roda das boas, saborosas comidas. Tradição. Na música brasileira, o gênero que mais retrata a luta diária do povo, considerando questões sociais e políticas, expondo sacrifícios e suas dores, felicidades, amores e desamores, é o samba. Por muito tempo marginalizado, proibido, camuflado. Em samba enredo, sua trajetória é, hoje, energicamente celebrada. Desde Pelo Telefone (1916), até o samba que será uníssono nas vozes potiguares, a partir das 12h deste sábado (13), por meio do Projeto Samba no Mercado, proporcionando mais vida correndo nas veias, cultura com vez, voz e palco, a vida fica melhor. 

Através de emenda parlamentar impositiva, destinada pelo vereador Raniere Barbosa (Avante), serão seis edições nos Mercados Públicos de Natal (Petrópolis, Rocas e Alecrim), que receberão mais de doze apresentações musicais de samba e pagode, com artistas potiguares. A iniciativa pretende fortalecer a inclusão desses espaços como pontos culturais e turísticos no município, servindo de vitrine para músicos, compositores, intérpretes e instrumentistas, reconhecidos pela excelência de seus trabalhos. Bem como proporcionar arte, cultura e entretenimento gratuito para a população.

Em tempo

O Samba no Mercado está inserido na programação do Natal em Natal 2021 e é uma realização da Associação dos Produtores Culturais e Artísticos do RN (APCA/RN), com patrocínio da Prefeitura do Natal, via emenda parlamentar. De volta à arte: como diz Noel, sambar é chorar de alegria; a quem preferir, junto a Vinicius, o Poetinha, o samba é a tristeza que balança. Subjetividade inerente a quem somos. Basta escolher cair no fuzo, por qualquer que seja a interpretação. E o melhor, contando com mais uma opção de agenda gratuita, de qualidade aparente, com encontros marcados até o final deste 2021. É só convidar os amigos, respeitar as medidas de biossegurança e celebrar a beleza que é poder viver. 

Programação

Mercado da Seis: dia 13 - Grupo D'Breque e Pagode Seis na Mesa; 

Mercado de Petrópolis: dia 20 - Soul Mais Elas e Soanata;

Mercado das Rocas: dia 27 - Ana Tomaz e Debinha Ramos. 

Autor(a): Redação



últimas notícias