Política

PT oferecerá suporte jurídico a influenciadores que defenderem governo Lula nas redes sociais

07 JUL 2025

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil e Tânia Rêgo/Agência Brasil

O Partido dos Trabalhadores (PT) anunciou que vai disponibilizar suporte jurídico a blogueiros e influenciadores digitais que atuarem em defesa do governo do presidente Lula da Silva e do próprio partido nas redes sociais. A medida faz parte da campanha “Pode Espalhar”, desenvolvida pela Fundação Perseu Abramo, vinculada ao PT.

Segundo o partido, a iniciativa busca fortalecer uma rede de militantes digitais com atuação alinhada ao governo, especialmente em contextos de disputa de narrativas e no período eleitoral. “Vocês podem dizer: ‘o governo do Lula é um governo que eu gosto’. Isso não é campanha antecipada. Se precisar de advogado, vocês podem acionar a nossa rede que vamos tentar providenciar orientação ou defesa”, afirmou Paulo Okamotto, presidente da fundação.

A Fundação Perseu Abramo é financiada com recursos do fundo partidário, distribuído pela Justiça Eleitoral aos partidos políticos.

Clube do Lula

A proposta do “Clube de Influência do Time Lula” prevê oferecer orientação jurídica e conteúdo estratégico para militantes digitais, com o objetivo de combater o que o partido considera ser uma campanha contra os interesses populares. O foco, segundo o PT, é construir uma narrativa de “nós contra eles”, que opõe os mais pobres aos super-ricos no debate público.

A ideia ganhou força após a derrota do governo Lula no Congresso na votação sobre a mudança na cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), que aumentaria a tributação de grandes fortunas. “O que aconteceu na semana passada na votação do IOF foi o estopim. O que nós queremos é mostrar quem paga a conta no Brasil”, declarou o deputado Jilmar Tatto (PT-SP). “Nós definimos uma linha: 99% contra 1%. Estamos falando de cerca de 150 mil pessoas que vão pagar um pouco mais de imposto para beneficiar 30 milhões. Esse é o país que nós queremos.”

Autor(a): BZN



últimas notícias