03 ABR 2025
A nova pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (3) mostra que o presidente Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estariam tecnicamente empatados em um eventual segundo turno, caso Bolsonaro consiga reverter sua inelegibilidade. Contra os demais possíveis adversários, Lula venceria a disputa.
Apesar da alta desaprovação do governo, a oposição não tem conseguido converter esse sentimento em intenção de voto. Segundo Felipe Nunes, diretor da Quaest, entre 14% e 18% dos eleitores que desaprovam o governo ainda preferem Lula quando o comparam com outro candidato. Além disso, um percentual significativo — entre 17% e 32%, dependendo da simulação — opta por não votar em ninguém. Isso mostra que parte da insatisfação se traduz em alienação eleitoral, e não necessariamente em um voto de oposição.
Outro ponto destacado na pesquisa é o crescimento da rejeição ao governo Lula. O índice subiu 10 pontos percentuais desde dezembro de 2024, chegando a 55%. No entanto, Bolsonaro enfrenta a mesma taxa de rejeição, oscilando dentro da margem de erro ao longo do tempo. “O empate entre Lula e Bolsonaro ocorre porque ambos apresentam o mesmo nível de conhecimento e rejeição, mas o petista ainda tem uma pequena vantagem no potencial de voto”, explica Nunes.
Além disso, o sentimento de medo ainda pesa contra Bolsonaro. Assim como nas pesquisas da Quaest em 2021 e 2022, a maioria dos eleitores (44%) tem mais receio de uma eventual volta do ex-presidente do que da continuidade do governo Lula (41%). Essa percepção, segundo Nunes, favorece Lula na comparação direta.
Autor(a): BZN
Paulinho Freire anuncia proposta de reajuste salarial de 12,88% para servidores
03 ABR 2025