11 JUL 2024
Quando eles todos unem-se, a população paga a conta. Bilionária. Os mais do mesmo. Um mesmo saco para muita farinha.
Vamos lá!
A Câmara dos Deputados aprovou nesta quinta-feira (11), em primeiro turno, a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que perdoa as dívidas tributárias de mais de 5 anos dos partidos políticos brasileiros.
Mais!
PEC que também permite o refinanciamento de outras multas aplicadas às legendas. A votação da PEC vai agora para um segundo turno, que deve acontecer ainda hoje.
A ONG Transparência Partidária estima que o montante das multas pode chegar a nada menos que R$ 23 bilhões.
Pois é!
O texto foi aprovado por nada menos que 344 votos favoráveis, 89 contrários e 4 abstenções no primeiro turno. Para ser aprovada em dois turnos na Câmara, são necessários o mínimo 308 votos na Câmara, e 49 no Senado.
O que eles justificam? Que o valor das multas será descontado dos repasses futuros ao Fundo Partidário. O valor pode ser abatido em parcela única ou diluído. Simples, né? Só que não!
Sim!
Para financiar as campanhas deste ano de eleições, eles decidiram que os brasileiros vão investir R$ 4,9 bilhões, que serão distribuídos com 29 partidos, conforme a lei eleitoral. O PL receberá a maior fatia (18%), seguido do PT (13%) e do União Brasil (11%).
Autor(a): Eliana Lima