Mundo

Quatro universidades federais brasileiras entre as 10 melhores do ranking latino-americano do THE. Das 177 instituições, a UFRN é a 34ª

21 JUL 2021

O Times Higher Education (THE) divulgou a edição 2021 do ranking latino-americano. Trata-se de um dos principais indicadores de educação superior do mundo. 

A edição deste ano classificou 177 universidades de 13 países latino-americanos e Caribe. No ano passado foram 166. Na atual, o Brasil é o país mais representado na lista, com 67 universidades, seguido pelo Chile, com 28, Colômbia (24) e México (23).

Das três melhores, duas são brasileiras : Universidade de São Paulo (USP), em 2º lugar, e Universidade de Campinas (Unicamp), em 3º - as duas com nota máxima de 100 pontos. A PUC-Rio ficou em 7º lugar.

A Pontifícia Universidade Católica do Chile é a número um pelo terceiro ano consecutivo.

No top 10 das universidades, quatro são federais brasileiras: Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), que ficaram em 5º, 8º, 9º e 10º lugar, respectivamente.

A UFRN está no 34°, com nota 61.4

Em tempo

O ranking do THE é baseado nos mesmos 13 indicadores de desempenho rigorosos que sustentam o THE World University Rankings, mas os pesos foram recalibrados para refletir as características das universidades da América Latina. Foram avaliadas as missões principais: ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e perspectiva internacional.

Confira o ranking completo aqui.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias