Mundo

Que alegria! Papa nomeia sacerdote potiguar como Cônego da Basílica de São Pedro

11 ABR 2022

Foto: Acervo pessoal do padre Flávio

Nascido em Natal e criado em Acari, no RN, o padre Flávio Medeiros chegou ao Vaticano ainda com semblante de adolescente. 


É responsável por abrir as portas do Vaticano para muitos potiguares que vão a Roma. Sempre com seu olhar de luz e seu sorriso de gentileza. Eu sou uma que tive esse imenso privilégio, em novembro de 2014.


Padre Flávio é daquelas figuras tão queridas e que não deixam a ascensão se sobrepor à vaidade, continua o mesmo carismático de dantes. Sempre. Tanto que muitos não resistem e o chamam de padre Flavinho. Confesso que sou uma dessas pessoas. É o carinho e a admiração que são mais fortes que a liturgia hierárquica.


Pois bem


Eis que este domingo (10) foi tomado por mais alegria e por mais orgulho do padre Flávio.


Não por menos. Ele, do clero da Arquidiocese de Natal, foi nomeado pelo papa Francisco na dignidade de Cônego da Basílica Vaticana, “tornando-o membro efetivo de uma instituição venerável e milenar, que é o Cabido de São Pedro, fundado no ano 1053, pelo Papa Leão IX”, explica a Arquidiocese.


Continua:


- O Cabido Vaticano é composto por um colégio de monsenhores de nomeação pontifícia, que garante e realiza vários aspectos da vida ministerial, litúrgica e pastoral da maior igreja do mundo, a serviço do Sucessor de Pedro.


Neste Domingo de Ramos, durante a celebração litúrgica das Vésperas no Altar da Cátedra, Mons. Flávio renovou publicamente a sua profissão de fé, recebeu a Bula pontifícia e as insígnias eclesiásticas próprias do seu estado.

Mons. Flávio Medeiros já exercia o ministério sacedotal a serviço da Basílica há vários anos. 


Sua nomeação é também expressão de comunhão da Arquidiocese de Natal com a Sé de Pedro, que preside na caridade a Igreja de Cristo.


Fé e vibração 


Daqui emano todos os desejos de sempre bênçãos e força com fé para progredir na boa estrada Cristã, estimado padre Flávio. 

Na visita em 2014 conheço muitos lugares e altares da Basílica São Pedro e do Vaticano 






Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias