20 MAI 2023
Aos nove anos de idade, Kayla Unbehaun foi raptada pela mãe, que não tinha a sua guarda, de um subúrbio de Chicago, no Estado norte-americano do Illinois, onde vivia.
Agora com 15 anos, ela foi encontrada na Carolina do Norte, e entregue ao pai.
À CNN Internacional, o pai de Kayla, Ryan Iserka disse que tem a guarda total da filha desde o início de 2017, enquanto a mãe, Heather Unbehaun, tinha direito a visitas supervisionadas. Mas em julho desse ano, a filha não regressou de uma viagem com a mãe.
O pai, desde então, encampou a procura pela filha, com a ajuda da população e das autoridades.
O Centro Nacional para Crianças Desaparecidas e Exploradas emitiu mandado de prisão para Heather Unbehaun em 28 de julho de 2017, que viria a ser cumprido apenas este agora, na Carolina do Norte.
A jovem m foi reconhecida quando estava numa loja em Asheville por alguém que tinha visto o seu caso exposto na série da Netflix "Unsolved Mysteries".
Em declarações à CNN Internacional, Samantha Booth, do Departamento de Polícia de Asheville, disse que, depois de reconhecer Kayla, a testemunha alertou um funcionário da loja, que chamou as autoridades.
A jovem foi levada em segurança para junto do pai, enquanto a mãe foi detida. Segundo Booth, Heather Unbehaun acabou por ser libertada terça-feira, mas terá de comparecer em tribunal a 11 de julho.
O pai agora pede privacidade para que eles possam se conhecer de novo e “navegando neste novo começo".
Autor(a): Eliana Lima