20 AGO 2023
Quem presta atenção às instruções de dos comissários de bordo sobre o uso de máscaras em caso de despressurização, saída de emergência etc.?
Raramente vejo alguém prestar atenção. Como tenho pânico de voo, normalmente fico atenta.
Pois bem. No dia 7 último aconteceu uma dramática situação de perda de pressão na cabine do Boeing 737-800 da Red Sea Airlines, que decolou de Hurghada (Egito) rumo ao Porto, em Portugal, com 180 pessoas a bordo.
Máscaras de oxigênio logo foram liberadas. Pessoas desmaiaram, vomitaram, sofreram convulsão.
Em abril de 2013, ocorreu despressurização no voo 1207 da Gol, que foi de Porto Alegre a São Paulo. Quando o avião se aproximava da capital paulista, a cabine despressurizou e as máscaras de oxigênio caíram do teto. A situação durou cerca de 10 minutos, até que o piloto conseguiu levar o avião a uma altitude menor. Ninguém ficou ferido.
Quem explica bem direitinho sobre situação tal é o experiente piloto José Correia Guedes:
- A probabilidade de ocorrer uma despressurização no avião é baixíssima (em 37 anos nunca me aconteceu) mas existe. Por isso é obrigatório demonstrar o uso das máscaras antes de cada voo.
Durante a descida de emergência pilotos têm que navegar, comunicar e pilotar o avião nos limites para atingir uma altitude respirável o mais depressa possível.
Não dá para fazer discurso aos passageiros durante os 7 ou 8 minutos que isto dura.
Pilotos treinam regularmente este procedimento em simulador. Não envolve riscos de maior se todos colocarem as máscaras de oxigénio sobre o nariz e a boca. Pilotos são os primeiros a fazê-lo.
Por favor, prestem atenção às instruções de segurança antes de cada voo.
Autor(a): BZN
Quatro deputados se filiam ao PL e o partido fica entre as maiores bancadas da A
29 NOV 2024