Educação

Questões discursivas e segunda etapa com foco específico: conheça as novidades do Enem

15 MAR 2022

Foto: Divulgação

Novidades à vista no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Conselho Nacional de Educação (CNE) aprovou, nesta semana, um parecer que define mudanças no modelo das provas a partir de 2024. Questões discursivas e segunda etapa com foco específico estão entre as alterações.

De acordo com a educadora natalense Thaina Carvalho, o parecer define que a avaliação terá questões discursivas e de múltipla escolha distribuídas em duas etapas. Na primeira, estão previstas a redação e perguntas de formação geral. Já na segunda, questões focadas na área de conhecimento escolhida pelo estudante.

“O modelo pensado para a segunda etapa traz em si uma grande mudança, já que temos a volta das questões discursivas e o aprofundamento de temas relacionados a disciplinas especificas, com base nos cursos de interesse”, explica Thaina, que é diretora pedagógica do Complexo Educacional Contemporâneo.

A educadora afirma que é possível traçar um paralelo entre as mudanças propostas e o Novo Ensino Médio, que começou a valer na escola que dirige já em 2022, com a reserva de parte da carga horária para o aprofundamento em áreas escolhidas pelos alunos. No Contemporâneo, aulas de Escrita Criativa, Educação Financeira e Investigação Científica já estão em curso desde o início do ano.

“As mudanças devem acontecer para que o Enem esteja adaptado a esse modelo de ensino mais livre, guiado pelos projetos de vida e interesse dos jovens. Os simulados da escola, por exemplo, já estão sendo feitos com questões discursivas”, conta ela. A previsão é de que o Novo Ensino Médio seja implementado em todo o Brasil nos próximos três anos.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) será o responsável pela construção das matrizes de referência da prova, ponto de partida para a elaboração das questões. As de múltipla escolha, como já havia acontecendo, e a partir de 2024, das discursivas também, além da definição do tema da redação.


Autor(a): Redação



últimas notícias