Política

“Racismo ambiental”: ministro dos Direitos Humanos diz que somos “ignorantes”

16 JAN 2024

Foto: X

Os ministros do presidente Lula (PT) estão se superando em tentar manipular os tolos úteis brasileiros. E na estratégia de atacar é a melhor estratégia. Decerto.


Diante de mais uma pérola de Anielle Franco (Igualdade Racial), que culpou o “racismo ambiental e climático” pela trágica tempestade no Rio de Janeiro, agora vem Sílvio Almeida dizer que ela está certa e os que não entenderam são “ignorantes”.


A também pérola do ministro, no X:


O conceito de racismo ambiental há décadas é objeto de estudos científicos. Ele visa a explicar a forma com que as catástrofes ambientais e a mudança climática afetam de forma mais severa grupos sociais política e economicamente discriminados que, por esse motivo, são forçados a viver em condições de risco. Não significa dizer que apenas pessoas destes grupos são afetadas pelos eventos climáticos, mas que as pessoas que a estes grupos pertencem são MAIS afetadas, por razões sociais, por eventos ambientais. 


Quando a Ministra da Igualdade Racial, @aniellefranco utiliza o termo, faz uso, portanto, de conceito aceito na academia para tratar dos eventos que assolaram a cidade do Rio de Janeiro e seu povo, povo este que merece toda a nossa solidariedade. 


Como todo conceito, racismo ambiental não explica o todo, mas dá luz a importantes fatores que devem, sim, ser considerados na confecção de políticas públicas. 


O fato de alguém desconhecer um conceito ou mesmo discordar de forma fundamentada - o que é totalmente legítimo, especialmente no campo da ciência - não apaga o fato de que o conceito existe. Uma simples olhada nas ferramentas de busca mais populares da internet nos levam a inúmeros artigos que tratam do tema. 


Como alguém já disse certa vez, “a ignorância nunca ajudou a ninguém”. Ou seja: ignorar uma ideia ou um conceito não faz do ignorante alguém especial.


Pois é


Ministro, estou me sentindo a ignorante.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias