08 DEZ 2024
As forças rebeldes na Síria declararam Damasco “livre”, alegando que Bashar al-Assad fugiu da capital do país na madrugada deste domingo (8). “Declaramos a cidade de Damasco livre do tirano Bashar al-Assad”, escreveu o Comando de Operações Militares em uma publicação no Telegram.
O paradeiro de Bashar al-Assad ainda é desconhecido, e a ONG Observatório Sírio para os Direitos Humanos divulgou que o presidente deixou o aeroporto da capital num avião particular. A televisão estatal do Irã também informou que al-Assad deixou Damasco, citando como fonte a emissora catari Al Jazeera.
O primeiro-ministro sírio, Mohammad Ghazi al-Jalali, disse que o governo está pronto “para cooperar com qualquer liderança que o povo escolher”, em uma mensagem gravada na manhã de hoje. “Estamos prontos para cooperar com qualquer liderança que o povo escolher, oferecendo todo o suporte possível para garantir uma transição suave e sistemática das funções governamentais, preservando as instalações do estado”, disse Mohammad Ghazi al-Jalali.
Autor(a): BZN