18 AGO 2023
Apenas 8% dos resíduos sólidos produzidos no Seridó são reciclados hoje, mas esse número deve aumentar para 30% no intervalo de dois anos: um ganho de 280%. Essa é a perspectiva da indústria da reciclagem com a chegada de uma empresa que será instalada às margens da RN-118, no município de Caicó, com inauguração marcada para o dia 23 de agosto.
Trata-se da primeira unidade da Recicla fora da Grande Natal. A entidade tem mais de 40 anos de atuação no mercado e é uma das responsáveis por garantir um novo aproveitamento aos resíduos produzidos no Rio Grande do Norte, figurando a atividade entre as mais prósperas do Estado.
De acordo com Etelvino Patrício de Medeiros, diretor da Recicla, a unidade de Caicó vai gerar 30 empregos diretos na primeira fase e 60 já a partir do próximo ano. Quando se fala em empregos indiretos, o número é ainda mais animador: cerca de duas mil oportunidades devem ser criadas.
“Queremos contribuir com a reciclagem e com o desenvolvimento socioeconômico do Seridó. Temos uma relação afetiva com a região, onde estão as raízes dos nossos diretores e fundadores, e Caicó possui uma localização estratégica, que vai nos permitir acessar Paraíba, Pernambuco e Ceará com mais facilidade”, explica ele.
A Recicla de Caicó terá como foco a reciclagem de metálicos, mas papelão e plástico também serão reaproveitados pelo seu maquinário e equipe. O impacto financeiro da atividade na arrecadação pode chegar a R$ 5 milhões por ano. “Ainda destinamos a aterros e lixões materiais com longo processo de decomposição que poderiam ser transformados em receita e empregos, deixando de ameaçar o Meio Ambiente e a saúde das pessoas. É essa história que já estamos mudando na Grande Natal e vamos fazer isso também a partir de Caicó”, afirma Etelvino Patrício.
A inauguração vai contar com representantes do Governo do Estado e da Federação das Indústrias (Fiern) e profissionais ligadas ao setor da reciclagem, além de veículos de imprensa e autoridades municipais.
Autor(a): BZN