Cultura

Riquezas do RN no Make Music Day

10 JUN 2021

Foto: Edge Ramos - Divulgação

Artistas potiguares estão confirmados no grande evento virtual que acontece no domingo 21 de junho, Dia Mundial da Música, que terá 24 horas de programação musical gratuita em todo o Brasil e mais 120 países.

A celebração reúne artistas de centenas de nacionalidades e é uma grande vitrine para músicos de todos os estilos. A presença dos potiguares no evento, que acontece pela segunda vez consecutiva no formato digital, é um bom exemplo dessa diversidade que marca o MMD.

Os destaques potiguares das apresentações serão com os músicos Edge Ramos e Alan Persa.

A programação também inclui lives didáticas com técnicas de instrumentos ministradas por profissionais do estado.

O artista Edge Ramos é conhecido por suas composições que expressam os conflitos que a sociedade enfrenta. 

Em seu mais novo sucesso, "Quadrilha", ele fala da manipulação de notícias fantasiosas. Sua apresentação está marcada para as 15h.

E às 19h será a vez de Alan Persa, com trabalho autoral que ressalta as riquezas do seu estado, cita bairros conhecidos e até de artistas potiguares. Suas composições mais recentes são "Comedor de Camarão" e "Moça do sorriso encantado".

As apresentações didáticas estão por conta da escola Oficina Livre de Música, do professor Armando Souza. Serão quatro lives: às 09h, "Os caminhos da bateria", com MárcioRicceli. Na sequência, às 10h, "Segredos do cavaquinho" com Raphael Almeida; às 14h a apresentação é a "(Re) percussão", com Dudu Campos e às 18h, com Gilson Cavalcante, "Os diversos estilos do acordeon".

Em tempo

O Make Music Day é uma celebração tradicional, conhecido como a maior mobilização musical do mundo, envolvendo mais de 120 países. A sua primeira edição foi realizada em 1982 na França com a Fête de la Musique. Atualmente é realizado no mesmo dia, 21 de junho, em todo mundo.

A expectativa da edição 2021 é alcançar mais de mil horas de evento, mostrando a rica diversidade musical do país. 

"Estamos engajando músicos, escolas, professores, bandas marciais, grupos e profissionais para participarem diretamente de suas casas ou estúdios e impactarem centenas de milhares de pessoas. A participação brasileira cresce a cada ano e é também uma oportunidade para difundir a necessidade de fortalecer o mercado da música no país", diz Daniel Neves, presidente da Anafima.

Mário Riccelli

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias