12 NOV 2022
A potiguar Maria Eduarda de Melo Freire de Lima, de apenas 14 anos de idade, conquistou o título brasileiro na série Amazonas B, 1 metro, no Brasileiro de Amazonas 2022. O evento, que durou quatro dias (de 5 a 8 de novembro), aconteceu em Camaçari, na Bahia. Na categoria B, Maria Eduarda faturou o titulo após desempate com outros quatro conjuntos zerados, ou seja, quando o percurso foi feito sem faltas.
Para Maria Eduarda, cavalgar sempre foi algo prazeroso, mas competir é um mix de adrenalina e felicidade. A adolescente, que monta Idôneo há dois anos, revela uma relação especial com o cavalo. "Uma vez, na prova, ele [Idôneo] estava com muito medo de passar um obstáculo, e acabou parando. Mas como eu estava confiante que ia dar certo, ele confiou em mim e conseguimos passar pelo obstáculo e zeramos a pista".
Sobre conciliar os estudos com a vida no hipismo, Duda diz que é algo fácil e difícil ao mesmo tempo. "Nas semanas de provas eu treino menos, pra focar na escola, mas depois que passa, treino todos os dias possíveis", explica a atleta. Perguntada se pretende continuar no hipismo após o término dos estudos, Duda respondeu positivamente, visto que o hipismo é algo que gosta muito e que não quer deixar de lado.
Bárbara Charlotte, mãe de Maria Eduarda, conta que a filha iniciou no hipismo aos sete anos, mas que começou a montar aos quatro, ao lado do pai, na fazenda da família, e que a vontade de montar partiu da filha. "Eu levei ela para a hípica para aprender a montar, porque o pai levava para a fazenda escondida. Quando descobri disse que ela iria aprender a montar direito", conta a mãe.
O primeiro destaque de Maria Eduarda veio no título Norte/Nordeste, em 2018. Além desse, Duda ficou entre as cinco melhores no Agromam, isso apenas com oito anos. Sobre a rotina de treinos da filha, Bárbara diz que a filha treina quatro vezes por semana, mas que depende do rendimento escolar. "O sentimento que tenho é de orgulho dela, pela perseverança, superação e dedicação. Ela é muito determinada e corajosa", conclue Bárbara.
Além do título individual, a equipe de Maria Eduarda, que conta com mais três integrantes do RN, conquistou o quarto lugar por equipes no campeonato.
Autor(a): Marcos Pinto