Economia

RN é o o estado brasileiro que mais gasta com pessoal

25 AGO 2020

O jornal O Globo destaca na edição de hoje (25) “o aumento das despesas com folha de pagamento de ativos e inativos”. Nesse panorama, em 2019, nove estados descumpriram o limite de gastos com pessoal estabelecidos na Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), que limita em 60% do comprometimento das receitas com despesas de pessoal. Os dados são do relatório do Tesouro Nacional, publicado ontem (24), que faz uma radiografia das contas dos estados.

Pois bem, o Rio Grande do Norte é o campeão no país com esse quadro de gastos. Nada menos que 72,80% do total de receitas “foram comprometidos para pagar salários e aposentadorias dos seus servidores”.

O solo de potis-pesados é seguido por Minas Gerais (69,40%), e Rio Grande do Sul (66,40%). O Rio de Janeiro comprometeu 65% com a folha de pagamentos.

O jornal aponta que a “Previdência de servidores dos estados registrou um rombo de R$ 111 bilhões em 2019. Mostra ainda que estatais custaram R$ 4,8 bilhões aos estados no ano passado”.

A Paraíba também gastou mais de 60% de suas receitas correntes líquidas em 2019.

Em tempo

“A LRF também estabelece um “limite de alerta” para os gastos com servidores, que é 54% para a relação despesa com pessoal/receita corrente líquida. O relatório do Tesouro estima a economia que os estados teriam se adotassem corte de gastos a partir desse limite”, lembra o’Globo.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias