15 JAN 2022
O início da vacinação das crianças com idade entre 5 e 11 anos no RN começou na manhã deste sábado (15), na Unidade Básica de Saúde do bairro Amarante, município de São Gonçalo do Amarante, 24 horas após o Governo do Estado receber do Ministério da Saúde o primeiro lote da vacina com 20.900 doses.
As vacinas chegaram nesta sexta-feira (14) e já foram enviadas pela Secretaria de Saúde do Estado aos municípios.
Cadastrar as crianças como dependentes no portal RN + Vacina - https://rnmaisvacina.lais.ufrn.br/cidadao/ - agiliza o processo de vacinação.
O secretário de saúde de São Gonçalo, Jalmir Simões, registrou que a vacinação das crianças permite o retorno às aulas presenciais com mais segurança e tranquilidade.
A senadora Zenaide Maia, que é médica infectologista, defendeu a necessidade da vacinação e disse que os maiores avanços na saúde pública foram conquistados com fornecimento de água tratada e vacinas. "Devemos tomar a vacina porque ela evita casos graves e salva vidas".
Em tempo
A primeira criança vacinada contra a covid-19 no Rio Grande do Norte é Emerson Miguel, de 9 anos de idade. Lenilma Tavares, moradora do bairo Jardim Lola, em São Gonçalo do Amarante, mãe de Miguel, disse que aguardava ansiosa o momento de vacinar o filho.
"Toda a nossa família está vacinada, faltava Miguel. Agora ele também está protegido e imunizado", afirmou. Consciente da importância da vacina, ela conclama todos os pais a vacinarem seus filhos. "Espero que todos tenham essa consciência. Protegidas as crianças podem voltar às aulas com segurança e proteger também os professores", acrescentou Lenilma.
Autor(a): Redação