Economia

RN mantém terceiro mês seguido de alta no comércio

21 JUN 2022

Foto: IBGE

A Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) do IBGE também indica que o Rio Grande do Norte registrou no mês de abril aumento de 4% no volume de vendas do comércio varejista. 

"Esse foi o melhor desempenho desde agosto de 2020 quando o estado atingiu alta de 6,9%. Além disso, estabelece uma tendência de aumento pelo terceiro mês consecutivo", diz o IBGE.

No Nordeste, apenas outros dois estados conseguiram superar a média nacional, que é de 0,9%: Alagoas (3,8%) e Ceará (3,1%). 

O resultado obtido está, juntamente com o Amazonas (4,4%), dentre os maiores entre as unidades federativas. Pernambuco teve a maior queda no índice de volume do país (-7,7%).

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o solo potiguar teve aumento de 8,2%. Contudo, a variação acumulada em 12 meses foi negativa em 1,5%.

Além disso, o RN obteve um incremento na receita de vendas de 5%, ficando na companhia de Alagoas (5,1%), Acre (4,3%) e Piauí (4,1%) como as maiores variações na comparação com o último mês.

Varejo ampliado

Em abril de 2022, o RN teve crescimento de 3,4% no volume de vendas do varejo ampliado. Empatado com o estado de Rondônia, esse valor foi o terceiro maior nesse segmento do comércio, atrás do Ceará (6,6%) e Amazonas (6,4%).

No comparativo com o mesmo mês do ano anterior, o estado potiguar registrou um aumento de 9,9%. Apenas o estado de Alagoas (11,1%) fica a frente nesse quesito. Já o acumulado dos últimos 12 meses atingiu 0,4%, deixando, no Nordeste, o RN acima apenas da Paraíba (-1,8%) e Maranhão (-2,1%).

O comércio varejista ampliado inclui, além do varejo comum, a venda de veículos, motos, partes e peças e material de construção.

Síntese do RN: abril de 2022


Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias