18 MAI 2020
O secretário adjunto da Saúde do RN, Petrônio Spinelli, fez um apelo, nesta segunda-feira (18), para que prefeituras, empresas e a população redobrem os esforços e adiram maciçamente às medidas de proteção contra o novo coronavírus. Isto por que, esta semana, começa a ser paga a segunda parcela do auxílio emergencial que vem gerando grandes filas em todo o estado.
Aglomerações, em bancos, casas lotéricas e órgãos públicos para emissão de documentos, são a principal causa do crescimento do contágio em todo o país.
O índice de isolamento social registrado neste domingo (17), foi de apenas 47,93% no estado. Número considerado muito baixo, uma vez que a recomendação dos especialistas da Organização Mundial da Saúde é de, pelo menos, 60%.
Ocupação dos leitos
Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação de leitos Covid-19 na rede pública estadual do RN é de 97% dos leitos críticos adultos na região Oeste, 91% região metropolitana de Natal e 61% na região Seridó. Em Pau dos Ferros não há internações. "Estamos muito próximos do colapso, que acontece quando o paciente necessita de respiradores e não há disponíveis", afirmou Petrônio.
Boletim
A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) confirma 148 óbitos e 59 mortes ainda estão em investigação. Até o final da manhã desta segunda-feira, não tinha sido possível a atualização do sistema em relação aos casos, confirmados, descartados e recuperados.
Autor(a): Eliana Lima