Política

Rogério Marinho alerta com repúdio reunião do Foro de São Paulo no Brasil

28 JUN 2023

Foto: Roque de Sá, Agência Senado

Do senador Rogério Marinho (PL-RN), sobre a realização da 26ª edição do Foro de São Paulo, grupo de partidos e organizações de esquerda, que começa nesta quinta-feira (29) em Brasília:


- O Foro de São Paulo não é uma teoria da conspiração, como a esquerda propagou por anos. É um grupo que defende uma pauta ideológica retrógrada, que gera pobreza, miséria e violações aos direitos humanos. Nos últimos seis anos, esse mesmo grupo se manteve distante do Brasil, enquanto nosso país retomava os trilhos do desenvolvimento econômico por meio das reformas e marcos legais. Agora, em mais um governo do PT, o Foro de São Paulo volta a dar as caras e se sente confortável para propagar em território brasileiro a sua agenda de retrocessos.


Pois bem


Sob o terceiro governo Lula da Silva (PT), será o primeiro encontro organizado no Brasil em 10 anos. A última edição ocorreu em 2013, em São Paulo, no primeiro ano de gestão de Fernando Haddad (PT) à frente da capital paulistana. A presidente da República à época era Dilma Rousseff (PT).


Para o senador, a provável presença de Lula na abertura do evento e a coordenação ser de Mônica Valente, integrante da Executiva Nacional do PT, reforçam a normalização do relacionamento entre o governo petista e membros do partido com ditaduras. “O PT banaliza os direitos humanos e afaga partidos e membros políticos de países que ameaçam, perseguem e agridem adversários políticos e o próprio povo, que, muitas vezes, só encontra o mínimo de dignidade e prosperidade fugindo de seu país, como ocorre na Venezuela”.


Mônica Valente foi secretária nacional de Relações Internacionais do PT e vice-presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT). 


A programação do evento é de quatro dias, de quinta a domingo (2), com discussões que envolvem desde políticas de integração dos países e governos de esquerda à análises e debates sobre o uso das redes sociais e “plataformas de luta do movimento sindical e popular”.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias