31 OUT 2023
Apreciar a diversidade de sabores de autênticas cervejas artesanais produzidas no Rio Grande do Norte e ainda receber brindes ao conhecer o maior número de cervejarias inseridas no roteiro. Essa é uma das estratégias da 3ª edição do projeto Rota da Cerveja Potiguar 2023/2024, que é coordenado pelo Sebrae no Rio Grande do Norte, para estimular turistas e potiguares a conhecer melhor a produção local da bebida e toda a riqueza de aromas e sabores. A nova edição foi lançada nessa segunda-feira (30), na sede do Sebrae-RN, quando foram apresentadas as novidades para este e o próximo ano.
A Rota da Cerveja Potiguar foi lançada em 2021, como forma de inserir as pequenas cervejarias artesanais do Rio Grande do Norte no circuito de visitação turística do Estado, sendo a época fruto de uma parceria do Sebrae-RN com a ABDI, o projeto Transforma RN. As empresas que participam precisam ter registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), um dos requisitos primordiais do projeto.
Em contrapartida, as cervejarias recebem do Sebrae consultorias e orientações sobre adequação sanitária e os procedimentos para implantação, regularização, formalização via projeto Agentes Locais de Inovação (ALI), que atua sobretudo nas áreas de atendimento e qualidade dos produtos e ainda capacitação para transformação digital. Além de apoiar a participação das cervejarias em eventos de mercado, tais como, feiras (Festa do Boi, Fiart, Femptur), missões técnicas, rodadas de negócios e outras ações, a exemplo de parcerias com influenciadores digitais.
De acordo com o coordenador da ação, o gestor do projeto Setorial de Turismo do Sebrae-RN, Yves Guerra, esta terceira edição conta com 16 cervejarias. A maior parte já participante e outras três estreantes: as cervejarias Entre Serras, de Monte das Gameleiras, Bonnah Bier, produzida em Parnamirim e comercializada em restaurantes parceiros de Natal, e a cervejaria É O Fraco!, instalada em Mossoró, além da Cervejaria Mall Petrópolis, que retorna à rota. A relação completa dos empreendimentos e informações relevantes para o mercado de turismo como capacidade para receber grupos, quais experiências oferecem, e até acesso para veículos de turismo, podem ser conferidos no site.
Ação integrada
Além do coordenador do projeto, o evento de lançamento da edição contou com a participação da gestora do segmento de Alimentação Fora do Lar, analista técnica Maézia Teodora, que fez uma abordagem sobre o projeto associada ao turismo, e da gerente da Unidade de Desenvolvimento Setorial do Sebrae-RN, Verônica Melo.
“Essa atuação integrada dessas áreas do Sebrae, que são Alimentação Fora do Lar, Alimentos & Bebidas e Turismo, tem sido estratégica para melhor atender às empresas participantes e entender o que realmente essa cadeia produtiva necessita”, destaca Verônica Melo.
Isso porque o projeto Rota da Cerveja Potiguar harmoniza cerveja artesanal, negócios, turismo e experiência. É o que destaca o diretor técnico do Sebrae-RN, João Hélio Cavalcanti, que prestigiou o lançamento da nova edição.
“Incluímos a cerveja nessa categoria de produção associada ao turismo por entender que precisamos, em primeiro lugar, diversificar a oferta de produtos diferenciados do que tradicionalmente já é comum, como opção de atrativo para quem visita o estado, sobretudo cidades do interior, seguindo o exemplo das cachaçarias. Porém, com um item essencial: a qualidade do que é produzido e oferecido ao público consumidor para dar competitividade a essas cervejarias artesanais”, argumenta João Hélio.
Segundo o diretor, a ideia é sempre valorizar o produto com identidade do Nordeste para ser um atrativo para turistas e também para quem mora no estado, fomentando a interiorização do turismo. “São tantas ideias inovadoras e o nosso papel, nossa missão, é fomentar, apoiar e incentivar essas empresas e, ao mesmo tempo, disponibilizar mais opções de lazer e entretenimento, seja em Natal ou no interior”, finaliza o diretor.
O lançamento da Rota da Cerveja Potiguar contou com a participação de agentes e guias de turismo, profissionais da imprensa especializada, representantes de instituições como SINDETUR, Natal Convention Bureau, e Setur-RN, representada pela Secretária Solange Portela.
Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias