Cidade

Sabe a diferença entre novo coronavírus e covid-19?

01 ABR 2020

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Muitos vêm se referindo ao novo coronavírus e à covid-19 como sendo a mesma coisa. Mas não são.

Pois bem, corona é o vírus, e covid-19 é a doença provocada por esse vírus.

E esse vírus é um novo que surgiu em 2019, na cidade de Wuhan, na China. Faz parte da 'família' coronavírus, conhecida pela ciência desde os anos 1960. 

De acordo com o Lais (Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde) da UFRN, existem tipos de coronavírus que causam síndromes respiratórias graves, sendo que três delas se destacaram nos últimos 18 anos: a SARS (Severe Acute Respiratory Syndrome), a partir de 2002, sobretudo na Ásia, Europa e América do Norte; a MERS (Middle East Respiratory Syndrome), a partir de 2012, com casos na região do Oriente Médio; e desde o início de 2020, o SARS-CoV-2, o atual, que faz o mundo ficar em isolamento social.

Assim, por já existirem outros “coronavírus”, o em voga vem sendo chamado de “novo coronavírus”.

Vamos à covid-19

É o nome oficial da doença provocada pelo novo coronavírus, batizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Os principais sintomas são tosse, febre e dificuldade para respirar. 

Segundo o Lais, o termo “Covid” é uma abreviação de “Corona Virus Disease” (Corona Vírus Doença, em português). Já o “19” se refere ao ano em que foi identificada pela primeira vez. 

Ou seja

Coronavírus é palavra masculina e covid-19 é palavra feminina, já que se refere à doença.

Diferenças de covid-19 para outras doenças causadas por outros tipos de coronavírus:

A OMS classificou sete os tipos de coronavírus que causam doenças nos seres humanos. Três deles causam infecções respiratórias graves: SARS, MERS, e SARS-CoV-19 (ou novo coronavírus). Todos surgiram primeiro em animais e depois foram transmitidos para humanos.

Contágio

No caso da covid-19, a transmissão acontece do contato com secreções contaminadas, como gotículas expelidas por uma pessoa com tosse, por exemplo. 

Segundo o Lais, a MERS teve os primeiros casos registrados entre abril e setembro de 2012 na Jordânia e Arábia Saudita. A OMS registrou cerca de 2,5 mil casos de infecção da MERS em 2018, sendo 80% deles na Arábia Saudita. O maior surto fora da Península Arábica aconteceu em 2015, na Coreia do Sul.

A SARS foi diagnosticada pela primeira vez na província de Guangdong, na China, em 2002. Cerca 100 mil pessoas foram infectadas, com 3.411 mortes. Mas, desde 2004 não existem relatos de novos casos da doença.

A covid é gripe?

O Lais chama atenção de quem não é gripe. O vírus responsável pela gripe é o Influenza. 

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias