Mundo

Sai o resultado parcial sobre as sementes enviadas da Ásia, que também chegaram ao RN. E o alerta

06 OUT 2020

Foto: Mapa

Em coletiva de imprensa, diretores da Secretaria de Defesa Agropecuária, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), disseram hoje (6) que, até o momento, dos 258 pacotes de sementes não solicitados em 24 estados e no Distrito Federal foram encontrados fungos, bactérias e a possibilidade de pragas quarentenárias (que não existem no Brasil).

Maranhão e Amazonas foram os únicos estados que não registraram recebimento do material.

Análises laboratoriais identificaram a "presença de ácaro vivo em uma amostra; de três fungos diferentes em 25 amostras; de bactéria em duas amostras; e possibilidade de pragas quarentenárias em quatro amostras (como plantas daninhas). Toda a análise é feita no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em Goiás, que é referência no país", informou o Mapa.

Maaasss...em cerca de 30 dias terá um detalhamento maior desses resultados.

Secretário de Defesa Agropecuária, José Guilherme Leal destacou que o material não tem certificação, por isso está sendo feita uma "pesquisa do zero" para identificar os micro-organismos presentes nas sementes. E que estão sendo tomadas todas as medidas para impedir a introdução de novas pragas no país. 

Os pacotes foram supostamente enviados de quatro países da Ásia. 

Alertas e orientações

Atentou às pessoas que receberem os pacotes que os encaminhem a uma unidade do Mapa ou entidade estadual de agricultura, sem medo de ser penalizado. Chama a atenção para que o material não seja manuseado.

Reforçou:

- Estamos falando de material não solicitado, que não tem controle e não sabemos a origem nem o que está carregando. Apesar da pequena quantidade, podem trazer pragas para a nossa agricultura, como plantas daninhas, fungos, outras doenças como bactérias, vírus.

Disse também que as sementes podem ter sido tratadas com algum elemento químico ou ser um produto tóxico, por isso não devem ser manuseadas pelas pessoas, plantadas ou descartadas no lixo (para evitar uma possível germinação).  

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias