Política

Sancionada lei de autoria do presidente da ALRN que incentiva literatura de cordel nas escolas do RN

19 JUL 2021

Foto: ALRN

A governadora Fátima Bezerra sancionou a lei de autoria do deputado Ezequiel Ferreira (PSDB), presidente da Assembleia Legislativa, para promover incentivo e fomento à Literatura de Cordel nas escolas públicas e privadas do RN. 

Para Ezequiel, a medida vai contribuir para aproximar os estudantes da poesia e de uma das mais especiais formas literárias do país. "Estudar o cordel e o repente na escola significa ter contato com o mundo da poesia a partir do cotidiano, com uma carga de  significados que dificilmente outra forma literária tem no Brasil, especialmente para nós, potiguares", justifica.

Explica:

- Com profundas origens na cultura popular, o cordel vem sendo cada vez mais estudado e venerado como gênero literário rico e de grande relevância para a constituição da identidade cultural brasileira. O cordel também é responsável por romper preconceitos, valorizar a cultura, nossa terra e incentivar os estudantes potiguares a buscarem compreender mais sobre suas origens.

Em tempo

De acordo com a nova legislação, o Governo do RN e os municípios potiguares, dentro dos seus respectivos espaços de competência legislativa, poderão criar diretrizes específicas para o fomento da Literatura de Cordel nos equipamentos públicos de educação.

Autor(a): Eliana Lima



últimas notícias