Política

Sangria da Barragem de Oiticica chama atenção para a necessidade de conclusão da obra aguardada desde 1952

05 MAR 2024

Assim amanheceu a Barragem de Oiticica esta terça-feira (5). Momento registrado pelo comunicador e cantor Riva Júnior.

Mas falta ainda uma parte para ser concluída. Vamos lá, presidente Lula e governadora Fátima, levar água para o povo que tem sede.

Localizada no município de Jucurutu, a Barragem Oiticica é parte do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional. 

Há 70 anos que é desenhada sua história no Rio Grande do Norte. Idealizada em 1952, o empreendimento saiu do papel em 2013, com o início da construção durante o governo de Dilma Rousseff. E desde então vem enfrentando cheias. De problemas.

Em 2022, a barragem já estava com mais de 90% de sua execução concluída. A responsabilidade da obras é do governo estadual, com apoio financeiro da União, por meio do Dnocs. O investimento total é de R$ 657,2 milhões, sendo R$ 638,2 milhões do governo federal.

Quando pronta, terá capacidade para armazenar até 598 milhões de metros cúbicos de água, beneficiando diretamente mais de 300 mil pessoas em 17 municípios da região.

A barragem contribuirá com o controle das cheias na região e permitirá uma ampliação de até 10 mil hectares da área irrigada da Bacia Piranhas-Açu. Além de gerar energia de 3,52 MW, o suficiente para atender uma cidade de 140 mil habitante


Autor(a): BZN



últimas notícias