30 ABR 2025
Por Aridemar Araújo — missionário na Fraternidade Discípulos da Mãe de Deus, em Natal, e especialista em Turismo Religioso:
- Salve Maria Imaculada!
Mais uma dia providencial em nosso calendário litúrgico.
Hoje celebramos São Pio V, papa que está sepultado na mesma Basílica de Santa Maria Maior onde hoje repousa também o Papa Francisco.
Governou a Igreja entre 1566 e 1572, num tempo de profundas divisões causadas pela Reforma Protestante e pela ameaça militar do Império Otomano. Com coragem e fé, organizou a Liga Santa e, por meio da oração do Rosário, confiou a vitória a Nossa Senhora.
Foi ele quem viu com os próprios olhos a vitória cristã na Batalha de Lepanto, em 7 de outubro de 1571, mesmo antes dos mensageiros chegarem. Atribuiu essa vitória à intercessão da Virgem Maria, instituiu o título de Auxílio dos Cristãos, dedicou uma igreja em Roma sob o nome de Nossa Senhora da Vitória, e fixou o dia 7 de outubro como festa de Nossa Senhora do Rosário, em memória da grande vitória.
Naquela batalha, Dom João da Áustria foi o generalíssimo terreno. Mas segundo São Luís de Montfort, a verdadeira Generalíssima dos exércitos celestes é Maria:
“É vontade do Altíssimo... que o céu, a terra e o inferno se curvem, de bom ou mau grado, às ordens da humilde Maria; pois Ele a fez soberana do céu e da terra, general de seus exércitos, tesoureira de suas riquezas, dispensadora de suas graças, artífice de suas grandes maravilhas, reparadora do gênero humano, medianeira para os homens, exterminadora dos inimigos de Deus e fiel companheira de suas grandezas e de seus triunfos." (Tratado, § 28)
Neste tempo de sé vacante, peçamos juntos: Nossa Senhora das Vitórias e Auxílio dos Cristãos, intercedei pela Igreja de Cristo, junto com São Pio V!
Autor(a): BZN