26 JAN 2022
A revista Frontiers publicou estudo de
pesquisadores chineses que indica benefício do consumo de vinho e champanhe, com moderação, para ajudar a reduzir o risco de covid-19.
O estudo aponta que as pessoas que consomem entre 1 a 2 copos de vinho tinto/branco ou de champanhe por semana, de acordo com as diretrizes da investigação (tabela abaixo), têm mais chances de reduzir o risco de contrair a doença do coronavírus.
A pesquisa analisou hábitos de consumo de bebidas alcoólicas e o histórico de covid de 473.957 pessoas, com 16.559 que já foram infectadas, com recurso ao UK Biobank, um banco de dados biomédicos de larga escala do Reino Unido.
Pois bem
Concluíram que as pessoas que consumiram duas vezes mais álcool (1,12 unidades) que o recomendado tiveram risco maior contrair a doença, e que o consumo de vinho tinto acima ou no dobro das diretrizes (mais de 7 copos por semana) teve efeitos protetores contra o coronavírus, assim como a baixa frequência de consumo de vinho (1-2 copos/semana).
Os pesquisadores concluíram que a alta frequência de consumo de destilados/bebidas espirituosas (mais de 5 copos por semana) aumentou o risco, enquanto a alta frequência de consumo de vinho branco e champanhe acima das diretrizes diminuiu o risco de covid.
Valha!
Os cientistas, entretanto, detectaram que o consumo de cerveja e sidra não é recomendado, independentemente da frequência e da quantidade de consumo de álcool, porque aumentou o risco de covid-19.
Os cientistas consideram que o risco de contrair a doença parece variar entre os diferentes subtipos, frequência e quantidade de bebidas alcoólicas, sendo que o vinho tinto, vinho branco e champanhe têm hipóteses de reduzir o risco de covid.
Ou seja. Mudar o hábito :)
A tabela de medidas:
Autor(a): Eliana Lima