Economia

Sebrae executa estratégia de fomentar o mercado do café no RN

08 SET 2023

Foto: Moraes Neto

Que o café é uma bebida apreciada em vários países e bastante consumida no Brasil, que é o maior produtor mundial, isso já está bem evidente entre os brasileiros. Mas, que esses grãos podem representar um oportunidade de mercado, sobretudo para pequenos negócios também no Rio Grande do Norte, isso ainda soa como improvável para uma parte dos pequenos investidores no estado. Porém, o Sebrae no RN tem buscado desmitificar tal pensamento e mostrar as possibilidades de potiguares explorarem esse mercado em ascensão, que movimenta mais US$ 700 milhões por ano, tanto com o cultivo de grãos especiais, quanto a comercialização para o consumidor final.

A estratégia para posicionar essa cadeia produtivas no rol das atividades econômicas atrativas do estado faz parte das ações do Programa AgroNordeste, que é desenvolvido pelo Sebrae em parceria com o Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), juntamente com instituições parceiras ligadas ao setor de desenvolvimento rural. O novo ciclo do projeto inseriu a cafeicultura como uma das atividades a serem trabalhadas com as ações do programa.

De acordo com o gestor do AgroNordeste no Sebrae-RN, Elton Alves, a ideia do programa é disseminar informações sobre o mercado de cafés entre os produtores que desejam apostar no cultivo de grãos de cafés, todo o processo de beneficiamento, torra e comercialização. Mas também instruir o público a diferenciar os métodos para obtenção da bebida e o mundo de sabores dos grãos especiais.

Entre as ações já realizadas, estão a realização de seminário técnico sobre a cafeicultura, que ocorreu no primeiro semestre, e competições entre profissionais do setor, trazendo para o Rio Grande do Norte uma das etapas do Desafio Koar, uma competição nacional de baristas que usam esse método, no fim do ano passado, durante a Festa do Boi. E na edição de 2023, a Agência Sebrae Festa do Boi, sediará a Copa Koar Nordeste, em que o vencedor competirá na final nacional no Rio de Janeiro. O programa está apoiando a realização de eventos que possam levar o público a ter novas experiências, degustar novos produtos e saber mais sobre essa bebida tão consumida pelos brasileiros, independente de faixa socioeconômica.

Um desses eventos foi o 1º Festival de Café do RN, realizado na cidade serrana de Martins, que fica localizada no Alto Oeste potiguar no fim de agosto. O festival ocorreu no Mirante Canto do Jacu, reunindo arte, música, boa gastronomia e excelentes cafés. A iniciativa foi promovida pela empresa Sião Cafés Especiais e parceiros. O Sebrae RN, através da Agência Alto Oeste e do Programa AgroNordeste, apoiou o evento no intuito de fomentar a cafeicultura no estado, disseminar a formação e desenvolvimento de negócios de cafés na região e, principalmente, ampliar o mercado consumidor. Para Rodolfo Barreto, gerente da Agência Sebrae Alto Oeste, o evento foi uma forma de demonstrar as oportunidades para o setor, estimulando novos negócios e o desenvolvimento da cultura nas serras potiguares.

O Festival de Café do RN, reuniu consumidores, cafeterias, baristas, empresários e produtores de café de todo o Rio Grande do Norte, bem como de outros estados do Nordeste e demais regiões do país. “O evento é uma forma de aproximar a cadeia produtiva e apoiadores da região, assim como um convite a diversos empreendedores e empresas a exporem seus produtos, serviços e marcas no festival. Queremos mostrar a qualidade do café a ser produzido em Martins e região serrana potiguar, além de incentivar o consumo da bebida de cafés especiais”, destaca Veruska Lucena, a diretora da Sião Cafés Especiais.

Alexandre Dantas, também representante da empresa, comenta que o 1° Festival de Café do RN possibilitou a troca de experiência no mercado e interação entre empresários e produtores, para estabelecer novas parcerias e conhecer a futura Rota Turística e Empreendedora do Café do Alto Oeste Potiguar. Apoiados pelo Sebrae, participaram como expositores RN do evento a família produtora de café em Jaçanã-RN região Trairi do RN, do Café Jaçanã, e a cafeteria Caffeina, que é de Natal-RN e é atendida pelo Programa Empreender e integrante do Núcleo RN Coffee.

Autor(a): BZN
Fonte: Agência Sebrae de Notícias



últimas notícias